George Boole
George Boole
George Boole nasceu em Lincoln, Inglaterra, no dia 2 de novembro de 1815. Filho de um proprietário de uma pequena loja de sapatos recebeu do pai as primeiras lições de matemática. Frequentou a escola local e interessado por outros idiomas passou a ter aulas de latim com um livreiro local. Aos 12 anos, traduziu os versos de Horácio para o inglês, que foram publicados em um jornal da cidade.
George Boole decidiu também estudar grego. Ao terminar a escola, fez um curso comercial. Aos 16 anos começou a dar aulas e durante quatro anos ensinou em escolas elementares. Buscando melhores perspectivas para o futuro resolveu tornar-se padre e durante os quatro anos em que se preparava para a carreira eclesiástica estudou francês, alemão e italiano.
Boole era brilhante e durante a sua vida escreveu obras com conteúdos ricos que mudariam a história da humanidade. Um grande exemplo, se não for o maior, desse conteúdo, foi a criação da Álgebra Booleana que é a base para o desenvolvimento da computação. Sem Álgebra Booleana não seria possível ter surgido a teoria da relatividade ou as linguagens de programação tão importantes nos dias atuais.
Em ciência da computação, boolean, ou lógico, é um tipo de dado primitivo que possui dois valores, que podem ser considerados como 0 ou 1, falso ou verdadeiro. Chamado Boolean em homenagem a George Boole, que definiu um sistema de lógica algébrica pela primeira vez na metade do século XIX. Ele é usado em operações lógicas como conjunção, disjunção, disjunção exclusiva, equivalência lógica e negação, que correspondem a algumas das operações da álgebra booleana.
Em 1864 ele ficou muito doente após se encharcar sob a chuva ao caminhar até o lugar em que dava aulas. Morreu em 8 de dezembro daquele ano, por um derrame pleural, acúmulo de água nos pulmões. O próprio Boole tinha certa noção do impacto histórico que seu sistema de lógica poderia ter. Em 1851, ele disse a um amigo que a lógica booleana poderia ser a “contribuição mais valiosa, se não a única, que fiz ou que provavelmente farei à ciência, e é o motivo pelo qual desejaria ser lembrado, se é que serei lembrado, postumamente.” E assim aconteceu – como lembra a animação no maior buscador do mundo.
O trabalho de George Boole foi fundamental para a evolução dos computadores, pois, praticamente todas as linguagens de programação possuem o tipo de variável boolean, que pode conter os valores true e false.
Referências:
Só matemática – George Boole. Disponível em: https://www.somatematica.com.br/biograf/boole.php (Acesso 23/11/2021).
G1 – Como matemático inventou há mais de 150 anos a fórmula das buscas no Google. Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/11/como-matematico-inventou-ha-mais-de-150-anos-a-formula-das-buscas-no-google.html (Acesso 23/11/2021).
E-Biografia – George Boole Matemático inglês. Disponível em: https://www.ebiografia.com/george_boole/ (Acesso 23/11/2021).
Biografia resumida – George Boole: Quem foi, teorias, curiosidades e morte. Disponível em: https://biografiaresumida.com.br/george-boole/amp/ (Acesso 23/11/2021).
Pioneiros computação – P8 – George Boole. Disponível em: https://sites.google.com/site/pioneiroscomputacao/p-ate1949/p8 (Acesso 23/11/2021).