Ada Lovelace

Ada Lovelace

Nascida em 10 de Dezembro de 1815, em Byron, foi a única filha do poeta Lord Byron e Anne Isabella Byron. Sua mãe sempre desenvolveu e despertou o interesse por matemática e lógica na filha, por ter a mãe pertencente a mesma área de atuação, e pela tentativa de Anne para desviar a filha das perigosas tendências poéticas do pai – Ada sempre teve bloqueio por parte da mãe para conhecer o pai e não chegou a conviver com Lord Byron, apenas viu um retrato do pai aos 20 anos, o que lhe fez falta na vida, segundo seus relatos pessoais.

Na carreira, Lovelace foi uma matemática e escritora inglesa responsável por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina de Charles Babbage. Na época, Babbage, cientista e também matemático, era responsável pelos esforços na construção e desenvolvimento da Máquina Diferencial, e chamou a atenção de Ada, que desejava contribuir com esses estudos, porém a parceria não ocorreu inicialmente.

Com diversas tentativas de aproximação, Ada conseguiu uma chance com o cientista. Charles entrega um artigo – sobre um seminário que ele abordou os resultados e cálculos da Máquina Diferencial – para traduzir para o inglês e acrescentar seus comentários. Após a finalização da tarefa, Ada obteve um texto maior que o original, surpreendendo Charles. Essas anotações foram publicadas no “The Ladies’Diary”. As notas que foram escritas por Ada foram reorganizadas e classificadas alfabeticamente de A a G, e foi na nota G que estava o primeiro programa/algoritmo de computador do mundo, no qual rendeu a ela o título de primeira programadora da história.

Em artigo publicado no “Boletim BSHM: Jornal da Sociedade Britânica de História da Matemática”, Hollings, Martin e Rice (2017), versam sobre “A educação matemática inicial de Ada Lovelace”, discorrendo sobre as impressões e contribuições de seus contemporâneos, especialmente de seus pares científicos, como Sophia De Morgan, que lembrou que “Miss Byron, por mais jovem que fosse, compreendeu o seu funcionamento e viu a grande beleza da invenção. (De Morgan 1882, 89)

É inegável a contribuição de Ada na área, pois ela acrescentou algoritmos e permitiu a abertura das portas para demais cientistas aprimorarem conceitos e desenvolverem novas tecnologias que possuímos nos dias atuais. Além do seu legado, Ada é a prova da importância das mulheres na programação e desconstrói a ideia da dominação masculina na área desde seu início. Então se conseguimos fazer várias coisas ao mesmo tempo nos computadores, é graças a esta mulher extraordinária chamada Ada Lovelace, considerada “a mãe da computação”.

A Condessa morreu de câncer de útero aos 36 anos de idade, mas seu legado está mais vivo do que nunca. Nossa sociedade não seria repleta de computadores e smartphones, por exemplo, se ela não tivesse sido tão brilhante na elaboração do primeiro algoritmo da história. As notas de Lovelace a respeito da máquina analítica de Babbage foram republicadas em 1953, quase cem anos após sua morte. Essa máquina foi reconhecida como o primeiro modelo de computador já construído, e as notas da matemática ficaram marcadas como a primeira descrição de um computador e de um software.

Ademais, cabe salientar que ela investia em seus estudos e carreira, Lovelace também costumava beber e jogar – hábitos incomuns para as mulheres da época. Portanto, Ada, de certa forma, foi uma pioneira do movimento feminista, mesmo sem ter essa pretensão.

Referências:

Betsy Morais – Ada Lovelace. Disponível em: https://www.newyorker.com/tech/annals-of-technology/ada-lovelace-the-first-tech-visionary. (Acesso em 31/12/2020.)

HOLLINGS, Christopher; MARTIN, Ursula; RICE, Adrian – A educação matemática inicial de Ada Lovelace. Disponível em:

https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17498430.2017.1325297 (Acesso em 11/12/2020).Derivando a Matemática – Ada Lovelace. Disponível em: http://www.ime.unicamp.br/~apmat/ada-lovelace/ (Acesso em 12/11/2021).

GNIPPER, Patrícia. Mulheres Históricas: Ada Lovelace, a primeira programadora de todos os tempos – Disponível em:https://canaltech.com.br/curiosidades/mulheres-historicas-ada-lovelace-a-primeira-programadora-de-todos-os-tempos-71395/ (Acesso em 12/11/2021).

HostMídia – Saiba quem foi Ada Lovelace e entenda o seu legado. Disponível em: https://www.hostmidia.com.br/blog/saiba-quem-foi-ada-lovelace-e-entenda-o-seu-legado/ (Acesso em 12/11/2021).

George Boole

George Boole  

  

George Boole  nasceu em Lincoln, Inglaterra, no dia 2 de novembro de 1815. Filho de um proprietário de uma pequena loja de sapatos recebeu do pai as primeiras lições de matemática. Frequentou a escola local e interessado por outros idiomas passou a ter aulas de latim com um livreiro local. Aos 12 anos, traduziu os versos de Horácio para o inglês, que foram publicados em um jornal da cidade.

George Boole decidiu também estudar grego. Ao terminar a escola, fez um curso comercial. Aos 16 anos começou a dar aulas e durante quatro anos ensinou em escolas elementares. Buscando melhores perspectivas para o futuro resolveu tornar-se padre e durante os quatro anos em que se preparava para a carreira eclesiástica estudou francês, alemão e italiano.

Boole era brilhante e durante a sua vida escreveu obras com conteúdos ricos que mudariam a história da humanidade. Um grande exemplo, se não for o maior, desse conteúdo, foi a criação da Álgebra Booleana que é a base para o desenvolvimento da computação. Sem Álgebra Booleana não seria possível ter surgido a teoria da relatividade ou as linguagens de programação tão importantes nos dias atuais.

Em ciência da computação, boolean, ou lógico, é um tipo de dado primitivo que possui dois valores, que podem ser considerados como 0 ou 1, falso ou verdadeiro. Chamado Boolean em homenagem a George Boole, que definiu um sistema de lógica algébrica pela primeira vez na metade do século XIX. Ele é usado em operações lógicas como conjunção, disjunção, disjunção exclusiva, equivalência lógica e negação, que correspondem a algumas das operações da álgebra booleana.

Em 1864 ele ficou muito doente após se encharcar sob a chuva ao caminhar até o lugar em que dava aulas. Morreu em 8 de dezembro daquele ano, por um derrame pleural, acúmulo de água nos pulmões. O próprio Boole tinha certa noção do impacto histórico que seu sistema de lógica poderia ter. Em 1851, ele disse a um amigo que a lógica booleana poderia ser a “contribuição mais valiosa, se não a única, que fiz ou que provavelmente farei à ciência, e é o motivo pelo qual desejaria ser lembrado, se é que serei lembrado, postumamente.” E assim aconteceu – como lembra a animação no maior buscador do mundo.
O trabalho de George Boole foi fundamental para a evolução dos computadores, pois, praticamente todas as linguagens de programação possuem o tipo de variável boolean, que pode conter os valores true e false.

Referências:

Só matemática – George Boole. Disponível em: https://www.somatematica.com.br/biograf/boole.php (Acesso 23/11/2021).

G1 – Como matemático inventou há mais de 150 anos a fórmula das buscas no Google.  Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/11/como-matematico-inventou-ha-mais-de-150-anos-a-formula-das-buscas-no-google.html (Acesso 23/11/2021).

E-Biografia  –  George Boole Matemático inglês. Disponível em: https://www.ebiografia.com/george_boole/ (Acesso 23/11/2021).

Biografia resumida – George Boole: Quem foi, teorias, curiosidades e morte.    Disponível em: https://biografiaresumida.com.br/george-boole/amp/ (Acesso 23/11/2021).

Pioneiros computação – P8 – George Boole. Disponível em: https://sites.google.com/site/pioneiroscomputacao/p-ate1949/p8 (Acesso 23/11/2021).