Rasmus Lerdorf
Rasmus Lerdorf
Rasmus Lerdorf é um programador de computador que nasceu em Qeqertarsuaq, Groenlândia, em 6 de novembro de 1968. Graduado pela King City Secondary School em 1988 e pela Universidade de Waterloo em 1993, ele é bacharel em Ciências Aplicadas em Engenharia de Projeto de Sistemas. Rasmus ocupou vários cargos ao longo dos anos, incluindo passagens pelo Yahoo!, WePay, Etsy e Room77. Ele também trabalhou em vários projetos de código aberto e escreveu a cláusula LIMIT para o servidor Apache HTTP. Mas sua conquista mais significativa, com relação à Internet, é a criação das duas primeiras versões do PHP. Depois de se formar, Lerdorf fez contribuições significativas para os sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional como o Oracle Rdb.
Quando os programadores e os conhecedores de tecnologia estavam trabalhando em meados dos anos 90 com seu principal motivo para tornar a internet mais eficiente e rápida, ele foi prejudicado por linguagens como C e Perl. De acordo com Rasmus Lerdorf, criar sites com essas linguagens consumia muito tempo e era necessário criar um novo. Lerdorf, junto com alguns dos redatores técnicos, reuniu suas ideias e as colocou online como uma página HTML. Ele queria dar um passo à frente, apenas quando algumas empresas pedissem esses documentos ou expandissem a ideia e a implementassem na prática.
Ele começou a trabalhar em CGI (interface de gateway comum), desenvolveu algumas bibliotecas, escreveu alguns programas em C e, finalmente, desenvolveu PHP, uma linguagem totalmente nova. Lerdorf criou o PHP (home page pessoal, agora conhecido como pré-processador de hipertexto) em 1994 e, até agora, muitas versões modificadas da linguagem foram lançadas.
De forma generalizada, PHP é uma linguagem de programação projetada para desenvolvimento web e pode ser usada em quase todos os sistemas operacionais. A versão mais recente do PHP é o PHP 7.3 lançado em 6 de dezembro de 2018.
Depois que o PHP se tornou uma linguagem muito conhecida e útil para grandes empresas, Rasmus Lerdorf explicou que nunca teve a intenção de criar uma linguagem de programação, pois não tinha ideia de como construí-la. Ele estava fazendo implementações lógicas para criar algo mais simples do que Perl, e uma coisa levava à outra. Finalmente, após formar uma equipe de tecnologia para auxiliá-lo com a documentação técnica, que seguiu o teste beta, o PHP / FI 2 foi lançado em novembro de 1997.
Em janeiro de 2000, Rasmus Lerdorf ingressou na Linuxcare Inc. como engenheiro de pesquisa sênior e continuou por um ano. Em setembro de 2002, ele ingressou no Yahoo! onde continuou por sete anos, como Engenheiro de Arquitetura de Infraestrutura. Lerdorf disse que, eventualmente, ele ficou cansado e meio desmoralizado trabalhando em uma empresa da web centrada em anúncios, pois isso envolve enganar seus clientes.
Ele ingressou na Room 77 como consultor em 2010 e, então, é tudo sobre WePay e Etsy. Há onze anos que está a trabalhar na Etsy, primeiro como consultor e depois como engenheiro de destaque.
Essa linguagem reside e executa no servidor central de um sistema, em vez de um cliente remoto que fica na mesa do usuário. Consiste em três elementos ou partes principais. Eles são: PHP Parser- Esta é a parte do sistema que divide a linguagem em unidades sintáticas, converte essas unidades em comandos que o servidor da web pode entender e, em seguida, envia essas conversões para processamento;
Servidor da Web – esta parte do sistema executa os comandos PHP convertidos recebidos do PHP Parser e envia os resultados para o navegador da web;
Navegador da web – esta parte do sistema aceita a entrada do servidor da web e exibe a saída para o usuário. Hoje, o PHP tem seguidores leals e foi estendido para incorporar muitos novos recursos;
Hoje, o PHP é a linguagem de programação mais usada, sendo usada por sites como Etsy, Wikipedia, Tumblr, Yahoo, Flickr, Facebook e muitos mais.
Com o passar dos anos, muitos recursos foram incorporados ao PHP, mas Lerdorf continua dizendo uma coisa para cada engenheiro emergente por aí: “Para um programador, é muito importante entender C muito bem. Embora ele aceite que, em comparação com linguagens, como Python ou C ++, o usuário precisa se esforçar comparativamente mais usando C, mas é a unidade fundamental de aprendizagem para qualquer programador.”
Rasmus Lerdorf prefere ser conhecido como engenheiro do que programador, porque, segundo o engenheiro, o que mais importa é o produto final e não a jornada até ele. Este engenheiro extraordinariamente excelente não é outro senão o programador mundialmente famoso Rasmus Lerdorf. Em uma de suas entrevistas, Lerdorf disse que programar é muito chato e tedioso, o que é um contraste insignificante com quem ele é e sua ocupação. Depois de lançar o PHP, ele trabalhou com diferentes grandes empresas de tecnologia e, atualmente, está trabalhando com a Etsy.
Referências:
Estudyando, Rasmus Lerdorf e história do PHP – Disponível em: https://pt.estudyando.com/rasmus-lerdorf-e-historia-do-php/ (Acesso em 29/11/2021).
Your Tech Store, Rasmus Lerdorf: um programador perspicaz e criador do PHP – Disponível em: https://www.yourtechstory.com/2019/09/09/rasmus-lerdorf-insightful-programmer-creator-php (Acesso em 29/11/2021).