Guido Van

Guido Van Rossum

Matemático, programador de computadores e desenvolvedor da linguagem de programação Python, linguagem legível, menos complexa e que permite aos desenvolvedores criarem com menos linhas, apesar de não ser tão antiga, Python já influenciou suas linguagens, como JavaScript e Swift.

Guido van Rossum nasceu em 31 de janeiro de 1956 na Holanda, onde cresceu e recebeu o grau de mestre em matemática e ciência da computação pela University of Amsterdam em 1982. Guido trabalhou posteriormente para vários institutos de pesquisa, como o Dutch Centrum Wiskunde & Informatica (CWI), United Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados (NIST) e também Corporação para Iniciativas de Pesquisa Nacionais (CNRI). 

Em 1999, Guido apresentou uma proposta de financiamento à Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA), chamada de Programação de Computador para Todos, na qual Guido definiu ainda mais seus objetivos para o Python: Código tão compreensível quanto o inglês simples; Código aberto, para que todos possam contribuir com seu desenvolvimento; Adequação para as tarefas diárias, para permitir tempos de desenvolvimento mais curtos; Linguagem fácil e intuitiva tão poderosa quanto outros concorrentes importantes.

“Agora, acredito que Python é muito mais fácil do que ensinar programação aos alunos e ensiná-los C ou C ++ ou Java ao mesmo tempo, porque todos os detalhes das linguagens são muito mais difíceis. Outras linguagens de script realmente não funcionam muito bem lá também. ”

Guido van Rossum

Na conferência FOSDEM de 2002 que foi em Bruxelas, Guido recebeu o Prêmio 2001 para o Avanço do Software Livre da Free Software Foundation (FSF) por seu valioso trabalho em Python. Ele também recebeu também o prêmio NLUUG em 2003. Em 2006, Guido foi reconhecido como Engenheiro Distinto pela Association for Computing Machinery.

Na comunidade Python, Van Rossum é conhecido como BDFL (Benevolent Dictator for Life), o que significa que ele continua supervisionando o processo de desenvolvimento do Python e sempre tomando decisões quando necessário. Ele trabalhou no Google de 2005 a 2012, onde passou metade de seu tempo desenvolvendo a linguagem de programação Python. Em 2013, Guido começou a trabalhar para o Dropbox até 2019.

Python agora é uma linguagem de programação de alto nível e de uso geral amplamente usada. A filosofia de design do Python poderia enfatizar a legibilidade do código, e a sintaxe poderia permitir que os programadores expressassem seus conceitos em menos linhas de código do que era possível em outras linguagens como C ++ ou Java. Python fornece construções destinadas a permitir programas claros em pequena e grande escala.

O nome de Python é derivado de uma série de televisão chamada “Monty Python’s Flying Circus”, de acordo com Guido. A linguagem é comum para usar as referências do Monty Python em seu código de exemplo. Como exemplo, as variáveis ​​metas sintáticas que são frequentemente usadas na literatura Python são “spam e ovos”, em vez do tradicional “foo e bar”. A documentação oficial do Python também costuma conter várias referências obscuras do Monty Python.

Atualmente, o Python é uma tendência mundial no mundo das pessoas que desenvolvem, já que pode ser aplicado em diferentes cenários, como: Data Science, aplicações web, desenvolvimento Back-End, criação de jogos e scripts.

Em 2020, Van Rossum, aos 64 anos anunciou que não pretende desfrutar de uma aposentadoria tranquila como faria um grande programador de sua idade.  Ele optou por deixar suas malas na Microsoft.

“Decidi que me aposentar era chato e entrei para a divisão de desenvolvedores da Microsoft. Para fazer o que? Muitas opções para dizer! Mas com certeza vai melhorar seu uso de Python (e não apenas no Windows :-). Há muito código aberto aqui. Veja este espaço”, disse Van Rossum

Referências:

 Atura Cursos –  Python: A origem do nome. Disponível em: https://www.alura.com.br/artigos/python-origem-do-nome (Acesso em 24/11/2021).

Linux Net – Guido van Rossum, o criador do Python, junta-se à Microsoft. Disponível em: https://blog.desdelinux.net/pt/guido-van-rossum-el-creador-de-python-se-une-a-microsoft/ (Acesso em 24/11/2021). 

Unix Men – Guido van Rossum The Python Creato. Disponível em: https://www.unixmen.com/guido-van-rossum-python-creator/ (Acesso e, 24/11/2021).