As garotas ENIAC
As garotas ENIAC
No final da Segunda Guerra Mundial, o exército dos Estados Unidos tinha uma missão insólita longe dos campos de batalha: calcular a trajetória de mísseis desde o momento em que saíam dos canhões até atingirem seus alvos. E no auge da guerra, com um poder de fogo cada vez maior, esses cálculos eram cada vez mais necessários.
Por isso, o exército começou a recrutar pessoas formadas em matemática de todo o país para realizar as complexas equações diferenciais que traçaram a rota dos mísseis. E com a maioria dos homens lutando ou trabalhando em outras funções de guerra, essas pessoas eram todas mulheres. Seu título oficial era computer, “computadora”.
Pertencentes a um grupo de pesquisa, Kathleen McNulty, Jean Jennings, Frances Synder, Marlyn Wescoff, Frances Bilas e Ruth Lichterman, foram as seis mulheres matemáticas selecionadas para programar o primeiro computador totalmente eletrônico, conhecido como ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer). Sem software, linguagem de programação, sistema Operacional ou livros de suporte, além de colocar a máquina para funcionar e desenvolver alguns protocolos que são utilizados até hoje, elas também tiveram influência na criação de sistemas de “salvamento” de configurações e preferências, sistemas informatizados para a realização do censo americano, a invenção do teclado numérico, entre outros.
Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, as mulheres que estavam ocupando postos de trabalho normalmente destinados aos homens foram aconselhadas a voltar a suas casas e deixar as vagas abertas aos homens que estavam voltando da guerra. As programadoras do ENIAC jamais ouviram essa sugestão, pois eram formadas em uma época em que a maioria dos homens sequer ia à faculdade e o exército sabia que eram fundamentais para levar o projeto além dos cálculos balísticos.
O ENIAC funcionou durante 10 anos e Francês, Jean, Ruth, Kathleen, Betty e Marlyn tornaram-se as primeiras programadoras profissionais, as primeiras professoras da programação moderna e as inventoras de ferramentas que abriram caminho para o software como conhecemos hoje.
Referência:
LF Bittencourt – as programadoras do ENIAC apagadas da história da computação. Disponível em: https://lfbittencourt.com/mulheres-programadoras-eniac-b68503ef05f6/ (Acesso em 14/11/2021)
“As dez mulheres mais importantes da história da tecnologia – Internet” https://canaltech.com.br/amp/internet/as-dez-mulheres-mais-importantes-da-historia-da-tecnologia-59485/
“Artigo – Celebrando a Informática e as Mulheres Computadoras Eletrônicas” https://www.seesp.org.br/site/index.php/comunicacao/noticias/item/19495-artigo-celebrando-a-informatica-e-as-mulheres-computadoras-eletronicas